top of page

 Sobre o JORNAL: 

O Vozes Femininas é um jornal feminista, interessado em discutir pautas relacionadas à emancipação de todas as mulheres, à denúncia do patriarcado como sistema de dominação e ao fim de todas as formas de violência, exploração e hierarquias, o que significa entender que ele também está comprometido com as lutas contra o racismo estrutural, o preconceito de gênero, o elitismo e o imperialismo.

O Jornal Vozes Femininas surge da vontade de um grupo de pesquisadoras de fazer intercâmbio entre instituições, comunidades e grupos interessados na condição da mulher no mundo contemporâneo. Ele é também um desdobramento de um ciclo de diálogos sobre Literatura e Feminismos, ocorridos ao longo de 2019 e sediados no Museu do Diamante/Ibram, em Diamantina, Minas Gerais.

Por que Vozes Femininas?

O título é uma homenagem simbólica ao primeiro jornal feminista da da cidade de Diamantina, o Voz Feminina, produzido na passagem do século XIX para o XX e editado pelas mãos de duas irmãs e uma prima: Nícia, Clélia e Zélia.

Inspiradas nessa voz, criamos o Vozes Femininas, um espaço para pensar sobre as interseccionalidades e os desafios diante dos avanços e retrocessos nos direitos das mulheres.

Não pretendemos ser a voz da cidade, na ousadia da crença nesta universalidade inexistente, nem mesmo a voz que essencializa o que é ser uma mulher. O que desejamos é fortalecer conexões, criar leitoras em potencial, fomentar nosso protagonismo, desfazer apagamentos e expandir nossas redes de informação, lutando contra as opressões, valorizando as mulheres e seus diversos movimentos políticos, artísticos, históricos, culturais e sociais. Pluralizando as vozes e aqui estamos!

Vamos juntas?

Logo 2 - Preta (para fundo branco) 22.01.24.png
bottom of page